Busca:

A Inflação não esta sendo causada pelo aumento de demanda de bens e serviços


Apos uma analise feita em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Ministro da Fazenda Guido Mantegna declarou que a inflação que esta se apresentando não e causada pela pressão da demanda industrial de bens.

O ministro falou que a indústria desde 2009 vem com capacidade ociosa na produção, mas nem por isso parou o grau de investimento para se ampliar. Não há nenhuma dificuldade para atender a demanda segundo a Fiesp, então não e possível jogar a culpa para cima do setor industrial, porque de fato não tem nada a ver.

Falou também no respeito a taxa referencial de juros TR, dirigida pelo Banco Central. O  ministro diz que aumentar a taxa, trará de mãos dadas um aumento do gasto público, e que isso correria em direção oposta das mudanças que se querem para que a economia seja capaz de controlar mais independentemente a taxa de inflação.

O aumento ou a redução das taxas de juros compete unicamente ao Banco Central, e ele age quando o índice da inflação se sai do projetado.

E uma medida de contenção, enquanto o mercado se normaliza, e permite controlar esse índice tão nefasto para a economia como e a perda de valor da moeda.

E nesse sentido que neste mês de março o Copom há de se reunir para definir a alta ou  manutenção do valor da TR.

Estamos todos aguardando pelo discurso do Bernake diz uma fonte do governo, dependendo do que ele falar sobre a política monetária que os EUA vão aplicar daqui para frente, e que o mercado vai ou poderá fazer, temos um estimativo do que pode ser falado, mas sempre pode houver surpresas, e é por isso que o mercado esta tenso.

A taxa básica de juros (Selic) passo o ano todo de 2009 sofrendo reduções que visavam incentivar os investimentos na economia, tirando os dinheiros das poupanças e contas bancarias, para voltá-lo no mercado e gerar crescimento.

Há pouco de começar 2010, a Selic já chegou nos 8,75% e é possível um alta que faça chegar ate os 11% antes do final do ano.

Post Relacionados

1 Comentário

RSS de comentários. TrackBack URI

  1. Favor me informar índice de inflação de 2011 para correção de salãrios apartir de Janeiro/2012, sendo o indice da inflação. Obrigado, Luiz

    Comentário por luiz geraldo — 3 de janeiro de 2012 #

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>