Busca:

A inflação não é estrutural e recuará, diz o Ministro


Para o ministro da Fazenda a inflação não é estrutural e recuará tão logo as commoditties e o preço dos alimentos diminuam. Ao ser questionado sobre o relatório de inflação do Banco Central o ministro superou a elevação de juros no ano que vem tentando minimizar o problema alegando que a questão não é estrutural.

“Nós temos a questão de elevação de preços de commoditties, principalmente de alimentos. Então, é uma elevação muito bem detectada e bem identificada. Não é uma inflação estrutural da economia e significa que ela recuará tão logo as commoditties e o preço dos alimentos recuem”, achou.

Ontem o Banco Central tinha divulgado o relatório de inflação do último trimestre. O nível mostrou que os riscos de inflação aumentaram para 2011. Segundo o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton online casino Araújo, um risco é externo e vem do aumento dos preços das commodities (produtos básicos com cotação internacional).

Além disso informou Araújo, há “descompasso entre as taxas de crescimento da demanda doméstica e da oferta, baixa ociosidade dos fatores de produção e os aumentos recentes de preços no atacado, como fator de risco para a inflação ao consumidor”.

As projeções para a inflação no próximo ano desviadas da meta sugerem necessidade de aumento da taxa básica de juros, a Selic, no curto prazo, avaliam os técnicos do BC no relatório.

Mantega disse ainda que 2011 seja um ano bom. “Vamos continuar o que estamos fazendo em 2010. Vai ser um ano de ajuste da economia, mas de crescimento forte”, disse.

No outro sentido, uma boa notícia para os contribuintes é que o IPTU não terá aumento real e será corrigido apenas pela inflação acumulada este ano através do Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E). “Se o contribuinte deixou de pagar alguma parcela deste ano ainda tem até o dia 30 para liquidar a dívida sem aumento. Caso contrário, este mesmo índice será utilizado no reajuste”, declarou Antônio José da Silva, presidente da Primar Administradora de Bens.

Post Relacionados

1 Comentário

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>