Busca:

Brasil prevê custos significativos para frear a inflação.


O Banco Central disse que o custo necessário de voltar o índice de inflação para a trajetória desejada pode ser significativo. O Banco Central do Brasil, disse que o custo de voltar o índice de inflação crescente para a meta preestabelecida pelo governo pode ser significativo.

Os preços ao consumidor vão aumentar um 5,2% em 2010 e um 4,9% em 2011, em comparação com um 4,3% em 2009, disse o banco no seu informe trimensal divulgado hoje no seu portal na internet. A inflação anual, que aumentou para 4,83% em fevereiro, já se acha por cima da meta do banco central que e de um 4,5%.

O custo necessário para voltar a inflação na trajetória desejada, pode ser significativo, falou o banco no seu informe “a recuperação dos preços das matérias primas e a recuperação empinada do nível de atividade interna tem chegado a se comportar como importantes fatores de risco para os preços”

 

O aumento da inflação levará ao banco central a subir a taxa de juros de referencia o mês próximo, pela primeira vez desde setembro de 2008, segundo os analistas relevados pelo banco esta semana.

“O informe e linha dura, e possível que o banco comece com um aumento maior da taxa de juros em abril do que se esperava inicialmente”, falou hoje Newton de Camargo Rosa, economista principal da SulAmérica Investimento; “as perspectivas são de crescimento forte alimentando um aumento de salários e o crédito que pode gerar pressões inflacionarias.

Os estrategistas do banco central argumentaram ver o risco de que a inflação e as perspectivas da inflação se mantenham de forma “persistente” por cima da meta estabelecida do banco. Em dezembro, o banco prognosticou que os preços ao consumidor iam aumentar 4,6% em 2010 e 2011.

“Neste ambiente, a política monetária deve-se manter especialmente na vigília”, disse o banco no informe.

Post Relacionados

2 Comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

  1. gostaria de saber qual foi o indice da infração de 2012,em base dos 12meses

    Comentário por laudo junior — 21 de fevereiro de 2013 #

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>