Busca:

Cálculo da inflação oficial no Brasil sofrerá mudanças a partir de janeiro


O cálculo da inflação oficial no Brasil sofrerá mudanças a partir de janeiro de 2012.

IMP21

Segundo publicado pela Agência Brasil, essa será a primeira alteração na fórmula de cálculo da inflação oficial medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), desde 2006.

Alterações

As alterações devem ser divulgadas já no próximo mês e dizem respeito às mudanças no peso que produtos e serviços têm no orçamento familiar.

De acordo com o IBGE, a nova estrutura de consumo dos brasileiros têm como base a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) de 2008/2009 e deverá ser aplicada também ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que mede a inflação para as famílias com renda de até seis salários mínimos.

“Esse é um aspecto importante, porque atualiza a estrutura de consumo brasileiro. Embora o hábito possa não ter mudado em relação à introdução de novos itens, muitas vezes o valor gasto com determinado item muda. Como as pessoas estão comendo mais, em função da renda, poderemos ter um aumento do peso dos produtos alimentícios, por exemplo”, disse a coordenadora de Índices de Preços do Instituto, Eulina Nunes dos Santos.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>