Busca:

Fortaleza tem a maior inflação do Brasil, diz IBGE


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, ontem, nova pesquisa indicando que Fortaleza é a cidade brasileira que acumula, nos últimos 12 meses, a maior inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

IPC_SALARIOS

Fechando o mês passado com IPCA de 0,37%, mesma variação nacional, a capital cearense chegou ao total de 7,83% de agosto de 2010 até igual período deste ano, ultrapassando Curitiba, capital do Estado do Paraná, que detinha a liderança.

A elevação nos valores dos produtos e serviços em Fortaleza foge – e muito – à meta estabelecida pelo Banco Central (BC) para controlar o indicador neste ano, de 4,5%, com margem máxima de 6,5%. No ano, a Capital acumula 4,25%, abaixo de Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Curitiba. Em julho, o IPCA havia sido de 0,32%.

No mês de agosto, a principal influência foi exercida pelo grupo de alimentos, que, na média, subiu 0,33%. O arroz, por exemplo, ficou 2,15% mais caro para o fortalezense, segundo o IBGE.

Grande parte das frutas também tiveram seus preços atualizados para cima, como foi o caso do mamão (14%) e maracujá (2,6%).

Impulsionada pelas classes emergentes, a demanda por serviços segue pressionando a escalada. Reparos gerais na residência subiram 0,7% no mês passado, enquanto conserto de eletrodomésticos teve alta de 1,6%. Pagar um empregado doméstico também dispôs de 0,8% a mais em agosto.

O segmento de vestuário encareceu 1,6% ao fortalezense, com destaque para os produtos destinados às mulheres: elevação de 2%.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>