Busca:

Funcionamento das economias de mercado


O modelo da economia de mercado teve a sua origem no pensamento liberal do século XVIII (18). Os economistas dessa época, como é o caso de Adam Smith e David Richard, defendiam que a iniciativa privada deveria ser um motor da atividade econômica. img112

Assim, o livre jogo das forças da oferta e da procura, a obtenção de lucro e os mecanismos de mercado perfeitamente competitivo seriam capazes de garantir o ordenamento automático e eficiente da atividade econômica. O estado deveria de abster-se de interferir na referida atividade.

Num sistema de mercado cada mercadoria tem um preço, mesmo os diferentes tipos de trabalho humano, ou seja, os respectivos salários. Cada um recebe um rendimento que vende e que utiliza para comprar o que deseja. Existe a concorrência e o preço dos bens e serviços poderá subir se D maior que S.

O que é verdade para um mercado de bens de consumo também o é para o mercado de fatores de produção como o trabalho, a terra e o capital.

Problemática do desenvolvimento

A Economia Ciência cuja preocupação é a produção, repartição e o consumo de bens e serviços que são escassos por forma a satisfazer as necessidades humanas. Essas necessidades são virtualmente ilimitadas.

Os problemas econômicos estão relacionados com:

1- a determinação de quais os bens e serviços que devem ser produzidos e em que quantidade;

2- a adoção das tecnologias que rentabilizem os escassos recursos disponíveis ao máximo;

3- de que modo serão repartidos os bens e os serviços produzidos, ou seja, como se divide a produção nacional pela população.

Os problemas que se põem à organização econômica de qualquer sociedade são:

1- quanto produzir;

2- onde produzir;

3- como produzir

a. por quem

b. com que recursos

c. por que processo

4- para quem produzir

A organização econômica de qualquer sociedade tem como objetivo tentar solucionar harmoniosamente os 3 seguintes problemas econômicos centrais:

1- o que e quanto produzir;

2- como produzir;

3- para quem produzir.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>