Busca:

O BC diz que o cenário para a inflação melhorou, apesar das incertezas


Aumento de incertezas também foi mensurado em relatório do Copom divulgado ontem

Brasília. O Banco Central avalia que o cenário para a inflação melhorou, apesar das incertezas "elevadas e crescentes" em relação à economia internacional e doméstica. A afirmação faz parte da ata do Copom (Comitê de Política Monetária), divulgada na última quinta-feira (28), na qual o BC explica porque elevou a taxa básica de juros de 12,25% para 12,50% ao ano.

INF11

"Embora incertezas elevadas e crescentes que cercam o cenário global e, em escala marcadamente menor, o cenário doméstico, não permitam identificar com clareza o grau de perenidade de pressões inflacionárias recentes, o Comitê avalia que o cenário prospectivo para a inflação mostra sinais mais favoráveis", diz a ata.

O Copom diz reconhecer um ambiente econômico em que prevalece nível de incerteza crescente e acima do usual. Também identifica riscos à concretização de um cenário em que a inflação convirja "tempestivamente" para o valor central da meta, que é de 4,5%.

Desde a reunião do Copom de junho, segundo a instituição, houve "moderação adicional" no processo de recuperação em que se encontram as economia s dos EUA, Europa e Japão.

A palavra "adicional" foi incluída na ata da última reunião, divulgada ontem, sinalização uma preocupação maior do Banco Central em relação ao cenário externo.

No âmbito interno, destaca a ata Copom, ações macroprudencias e, principalmente, ações convencionais de política monetária recentemente implementadas ainda terão seus efeitos incorporados à dinâmica dos preços, processo que tende a se acentuar neste semestre. Também é uma novidade na ata a frase que diz que os efeitos das medidas tendem a se acentuar neste semestre.

Gasolina

A projeção de reajuste no preço da gasolina do BC para 2011 permaneceu em 4%. A estimativa para o aumento no gás de botijão foi mantida em zero. Para as tarifas de telefonia fixa, caiu de 2,9% para 0,9%, enquanto a de eletricidade elevou-se de 2,8% para 4,1%. A projeção de reajuste do conjunto de preços administrados por contrato e monitorados elevou-se de 4,6% para 4,9%. Esses preços respondem por quase 30% do índice de inflação. Para 2012, passou de 4,3% para 4,4%.

Previsões

Da reunião de junho para a semana passada, a projeção de inflação do BC elevou-se ligeiramente e se encontra acima de 4,5% em todos os cenários projetados para 2011. Para 2012, a projeção se manteve estável e acima do valor central da meta em todas as hipóteses. Para o primeiro semestre de 2013, a projeção de inflação elevou-se no cenário que considera dólar e juros estáveis, mas se manteve igual na previsão que considera as estimativas do mercado financeiro para os dois indicadores. Em ambos os casos, está "ao redor do centro da meta".

Estimativa

4,5 Por cento foi a nova previsão do BC para todos os quadros projetados para 2011 depois de pequena elevação. Para 2012, o índice manteve-se estável e acima do valor da meta

Post Relacionados

2 Comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

  1. Então quer dizer que com essas previsões de um pequeno aumento no índice de inflação para 2012 e 2013, que estarão um pouco acima da meta planejada que é de 4,5%, devemos ficar atentos com a perda do poder aquisitivo no pais e procurar nos precaver e o mais rápido possível investir nosso capital em algo que possa trazer renda o suficiente para prevenir esse transtorno? Mas em que investir? E por que?

    Comentário por Adriano Machado — 16 de agosto de 2011 #

  2. Se por um lado o brasileiro começa a poupar, ele ainda não percebeu que caderneta de poupança não deve ser o investimento mais utilizado em épocas de alta de preços e inflação. Outras alternativas, como os títulos públicos atrelados à inflação, são mais interessantes.

    Trate a caderneta de poupança como uma boa opção para um fundo de reserva. Um local seguro e de alta liquidez, que pode ser seu porto seguro em momentos de necessidade, evitando empréstimos e o uso indiscriminado do crédito pessoal. No entanto, não considere-a como seu principal investimento.

    Já é possível encontrar investimentos com rentabilidades mais atrativas, cujos aportes iniciais são inferiores aos de pouco tempo atrás. Com R$ 100,00 já é possível conseguir bons resultados, como mostra o ótimo exemplo dado pela corretora Geração Futuro, que se especializou em oferecer oportunidades para pequenos investidores.

    Outra possibilidade é juntar alguns amigos, parentes e colegas e montar um clube de investimentos.

    Comentário por MGonzalez — 13 de outubro de 2011 #

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>