Busca:

Os indicadores de inflação já estão mostrando uma trajetória favorável, diz Mantega


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje que além da desaceleração da economia, os indicadores de inflação já estão mostrando uma trajetória favorável. "A inflação está caindo em todos os indicadores", disse.

20071214psamla_5

Ele d estacou o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), índice da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que mede a inflação semanal. "Esse indicador sofreu uma queda muito grande da semana passada para esta, mostrando que os combustíveis e alimentos estão caindo e, por isso, estamos numa trajetória favorável de inflação."

 

Ele também lembrou que, no ano passado, houve um aumento muito grande das importações e que para as exportações o ano foi ruim. "Mas o que está acontecendo em 2011 é que as exportações estão crescendo e que o saldo comercial a ser alcançado poderá chegar a US$ 25 bilhões", disse. Para ele, este será um excelente resultado.

"O déficit em transações correntes certamente será menor do que as projeções que o mercado está fazendo, em torno de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) para estimativas que vão de 2,5% a 2,8%.

"Eu acho que (as contas externas) estão indo bem, porque as commodities (matérias-primas) estão valorizadas e o Brasil, como exportador de commodities, está se defendendo bem."

Post Relacionados

1 Comentário

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>