Busca:

Projeção prévia de inflação no Brasil desacelera em junho


A inflação, enfim, começa a dar trégua para o consumidor. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (que traz a prévia da inflação oficial) caiu para 0,23% ao mês, menos da metade da taxa de maio, que foi 0,70%.

INF3

No acumulado do ano, o indicador acumula alta de 4,10%, resultado superior aos 3,35% do semestre passado.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O grupo dos alimentos foi o que mais contribuiu para a queda na inflação, diferentemente do que vinha ocorrendo nas últimas semanas, quando itens das cesta básicas, especialmente os hortifrúti, registravam recordes de altas.

Os reajustes das tarifas de ônibus urbanos e das passagens aéreas foram os principais destaques para a elevação do indicador.

A queda apontada pelo IPCA-15 (que coletou informações entre os dias 14 de maio e 13 de junho) já havia sido apurada pela equipe do Diário. Especialistas consideram que haverá redução no índice de inflação deste mês.

Mas alertam que em julho os preços voltarão a ser pressionados para cima.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil