Busca:

Tipos de Inflação


Inflação e o crescimento continuado e geral dos preços dos bens, serviços e fatores produtivos de uma economia num período de tempo. Outras definições explicam o índice como o movimento persistente em tendência de suba do nível geral de preços ou a diminuição do poder aquisitivo do dinheiro.inflacion1

Inflação e o crescimento continuado e geral dos preços dos bens, serviços e fatores produtivos de uma economia num período de tempo.

Na pratica, a evolução da inflação pode se medir pela variação do Índice de Preços al Consumidor (IPC). Para compreender o fenômeno da inflação, deve-se destingir entre aumentos gerais dos preços que ocorrem de uma vez e para sempre, de aqueles que são persistentes no tempo.

Dentro destes últimos também poderemos fazer a distinção respeito do grau de aumento. Tem países aonde a inflação se acha controlada por baixo dos 10% anual, outros apresentam inflações medias que não superam o 20% anual e tem paíss nos quais o crescimento continuado dos preços tem ultrapassado o 100% anual.

Quando a variação dos preços chega aos 50% mensal, se da o nome de hiperinflação.

Motivos da Inflação

A inflação como fenômeno econômico tem causas e efeitos. A definição de suas causas não e uma questão simples devido a que o aumento geral dos preços acostuma se transformar num complexo mecanismo circular, do qual não e simples determinar quais fatores são os que empurram em alta os preços.

Esta dificuldade para determinar os motivos da inflação, tem sido o motor que empolgou diversos técnicos para ensaiar diferentes explicações sobre os processos inflacionários. As teorias surgidas acostumam se agrupar em três categorias.

Por sua parte, estão as que consideram como explicação da inflação um excesso de demanda agregada, ou seja, a inflação de demanda. Por outra parte, encontramos aqueles que apontam para a oferta agregada como causa do processo inflacionário, o que se denomina inflação dos custos. Finalmente estão os que entendem que a inflação e o resultado de complicações sociais, o que se denomina inflação estrutural.

Post Relacionados

2 Comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

  1. Eu creio que aumento do custo de vida é a consequencia da inflação não sua causa.
    A inflação tem como causa primária a expansão monetária ou seja o governo imprime dinheiro falso com o intuito de cobrir seus deficts orçamentário.
    ……

    Comentário por aliancaliberal — 23 de fevereiro de 2011 #

  2. Prezado leitor, com certeza o ciclo de inflação e aumento do custo de vida e bem parecido com a pergunta de que foi primeiro, se o ovo ou a galinha. Imprimir mais dinheiro provoca liquidez e a liquidez gera consumo e o consumo gera alta dos preços e ai vai precisar imprimir mais dinheiro para acompanhar. Si no começo tivessem evitado imprimir esse dinheiro em primeira instancia, todo o restante do proceso podería ser evitado. Mas como o país esta sujeito as pressoes externas também, e uma equação de muitos fatores que deve ser balanceada e nao é tarefa facil.
    Muito obrigada pelo comentario, volte sempre
    Mónica

    Comentário por MGonzalez — 19 de abril de 2011 #

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>